Os contêineres, inicialmente destinados ao transporte de carga, possuem uma estrutura robusta de metal, geralmente de aço, que os torna resistentes e duráveis. Essa característica peculiar tem impulsionado seu uso na construção de moradias, seja através da utilização de um único contêiner ou da combinação de vários, dispostos lado a lado ou empilhados.
Comparando-se com as construções tradicionais feitas de alvenaria ou madeira, as casas feitas a partir de contêineres emergem como uma opção não apenas alternativa, mas também moderna e arrojada. Além disso, elas tendem a ser mais econômicas e rápidas de serem erguidas, uma vez que aproveitam um material pré-existente que é reciclado para esse fim.
Estes fatores têm contribuído para a crescente popularidade dessa alternativa habitacional, conforme aponta o arquiteto Murilo Lomas: “Estamos observando uma mudança de paradigma no setor de habitação, onde a demanda por casas feitas de contêineres tem aumentado significativamente. Isso se deve à possibilidade de se obter uma moradia rápida e com custos mais acessíveis, em comparação com as construções convencionais”.
O arquiteto Daniel Ghizi também ressalta os benefícios desse tipo de residência: “As casas feitas de contêineres são uma excelente opção para quem busca uma solução rápida e prática. O material principal, o contêiner, pode ser adquirido de forma sustentável, reutilizando unidades já existentes nos portos ou, se preferido, unidades novas direto da fábrica. Sua versatilidade permite a criação de diversos designs residenciais, proporcionando praticidade e eficiência nos projetos, com resultados de qualidade em um curto período de tempo”.
Fonte: Forbes